10 de nov. de 2010

Eu, a sabedoria, habito com a prudência, 
e possuo o conhecimento e a discrição.
O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, 
e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.
Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; 
eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo.
Por mim governam os príncipes e os nobres, 
sim, todos os juízes da terra.
Eu amo aos que me amam, 
e os que diligentemente me buscam me acharão.
Riquezas e honra estão comigo; 
sim, riquezas duráveis e justiça.
Melhor é o meu fruto do que o ouro, 
sim, do que o ouro refinado; 
e a minha renda melhor do que a prata escolhida.
Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,
dotando de bens permanentes os que me amam, 
e enchendo os seus tesouros.
O Senhor me criou como a primeira das suas obras, 
o princípio dos seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui constituída, 
desde o princípio, antes de existir a terra.
Antes de haver abismos, fui gerada, 
e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
quando ele ainda não tinha feito a terra 
com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu; 
quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
quando estabelecia o firmamento em cima,
quando se firmavam as fontes do abismo,
quando ele fixava ao mar o seu termo, 
para que as águas não traspassassem o seu mando, 
quando traçava os fundamentos da terra,
então eu estava ao seu lado como arquiteto; 
e era cada dia as suas delícias, 
alegrando-me perante ele em todo o tempo;
folgando no seu mundo habitável, 
e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são 
os que guardam os meus caminhos.
Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis.
Feliz é o homem que me dá ouvidos, 
velando cada dia às minhas entradas, 
esperando junto às ombreiras da minha porta.
Porque o que me achar achará a vida, 
e alcançará o favor do Senhor.
Mas o que pecar contra mim 
fará mal à sua própria alma; 
todos os que me odeiam amam a morte.
Provérbios 8:12-36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.